As 10 principais indústrias mais afetadas por uma queda de energia.

Dados sobre o consumo de eletricidade nos Brasil, fornecidos pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), revelam que o uso industrial está no topo da lista, seguido pelo setor residencial e comercial. O setor industrial dá vários usos a energia elétrica. Em uma época em que o funcionamento das empresas está diretamente ligado a energia elétrica, mesmo uma breve falta de energia pode causar enormes perdas de produtividade, material e receita. O grau de impacto causado por uma falha de energia em uma empresa individual varia de acordo com a indústria e a natureza dos aplicativos.

Aqui está uma rápida olhada nas indústrias e negócios que são severamente prejudicadas por falhas de energia:

1. Indústrias de manufaturas

Interrupções de energia interrompem as linhas de produção de forma abrupta. Isso pode se traduzir em perda de material, quebra de máqinas e perda produtividade. Isso também pode fazer com que as cadeias de suprimento parem de funcionar.

2. Serviços financeiros

Não é difícil imaginar o caos que uma queda de energia pode causar ao mercado de ações. Uma indústria na qual milhões de reais são negociados dentro de uma fração de segundo, as interrupções de energia tornam as corretoras e bancos incapazes de realizar transações cruciais a tempo. Isso é sinônimo de milhões de reais perdidos.

3. Serviços de consultoria e tecnologia da informação (TI)

Empresas de consultoria e desenvolvimento de software abrigam centenas de profissionais altamente remunerados. Mesmo um breve período de tempo de inatividade resulta em perda de horas trabalhadas. Em uma época em que as empresas são altamente dependentes de tecnologia, interrupções de energia resultam em sistemas falhando, perda de dados e interrupção abrupta das comunicações com os clientes. Isso geralmente é seguido por várias semanas de esforço gasto na recriação de centenas de horas de trabalho.

4. Datacenters

Os datacenters formam a espinha dorsal das operações de várias organizações, como empresas de serviços financeiros, seguradoras e empresas de serviços de TI, entre muitas outras. Falhas de energia aqui podem causar uma perda irrecuperável de milhares de registros armazenados ao longo de anos e também interromper as transações em andamento.

5. Itens Perecíveis

Indústrias farmacêuticas, indústrias petroquímicas e fábricas de processamento de alimentos dependem muito da disponibilidade ininterrupta de energia para armazenamento e preservação de produtos perecíveis que têm vida útil extremamente limitada. Interrupções de energia podem fazer com que produtos em processo valendo vários milhões de reais sejam descartados devido a danos, deterioração ou contaminação.

6. Centros de Controle

Operações de sinal de trânsito, sistemas de transporte público como as ferrovias, centros de controle para gerenciamento de tráfego aéreo, telecomunicações e serviços públicos, todos dependem fortemente de fornecimento contínuo de energia para um bom funcionamento. A interrupção de tais operações críticas pode comprometer a segurança de milhões de consumidores desavisados ​​em um instante.

7. Instalações Médicas

Nos hospitais, a vida dos pacientes é delicadamente apoiada por sistemas de monitoramento da saúde. O artigo a seguir, Papel dos geradores a diesel na indústria da saúde, fornece uma visão mais aprofundada dos efeitos negativos das interrupções de energia no setor de saúde. Qualquer descontinuidade no funcionamento normal do equipamento médico pode se traduzir diretamente em perda de muitas vidas.

8. Operações Militares

As quedas de energia geram equipamentos valiosos, armamento e até mesmo pessoal, indefesos e, portanto, expõem-nos ao risco de ataque.

9. Locais de entretenimento

O cancelamento de eventos de giro de dinheiro, mesmo por breves períodos de tempo, equivale a enormes perdas de receita para instalações de entretenimento. Por exemplo, uma interrupção de energia prolongada em um shopping center pode se traduzir em perdas de milheres de reais por dia. Além de resultar em perdas forçadas de receita, a interrupção abrupta das operações de rotina também pode se tornar perigosa para os visitantes e para o pessoal operacional.

10. Segurança e Proteção

Além de causar transtornos, quedas de energia podem colocar em risco a segurança da população. Pessoas presas dentro ou fora de edifícios com sistemas de controle de acesso automáticos, elevadores que vêm a uma parada súbita e está mergulhado na escuridão, alarmes de incêndio e aspersores de água que deixam de funcionar, incapacidade de se comunicar via telefone ou e-mail com os serviços de emergência – estas são apenas alguns exemplos de falta de energia tornam-se mais do que apenas um fator incômodo e ameaçam colocar em risco a segurança e a vida de milhões de pessoas simultaneamente.

Quedas de energia elétrica, surtos e picos causam danos anuais à economia do país. Os benefícios dos investimentos feitos nos sistemas de backup de energia superam em muito os custos relacionados a danos irreparáveis ​​e a perda irrecuperável de receitas causada por interrupções.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe uma resposta

Fechar Menu